sala-de-aula-com-parede-adesivada-Colégio-Stella-Maris

Comunicação visual como ferramenta para instituições de ensino

Neste ano, a volta às aulas está um tanto diferente. As férias não foram marcadas por viagens e itens como máscara de proteção e álcool em gel foram incluídos na lista de materiais. A missão de receber centenas de crianças e adolescentes eufóricos com a nova etapa ganhou mais um desafio: como proporcionar um ambiente escolar seguro e acolhedor em meio ao contexto de pandemia?

Adaptar toda a estrutura ao “novo normal” não é simples, mas com a ajuda de uma comunicação visual eficaz, essa tarefa pode se tornar muito mais fácil. Pensando nisso, a F9 Comunicação Visual Corporativa, que está de mãos dadas com as escolas nessa empreitada, separou 5 dicas para promover um ambiente escolar seguro e acolhedor. Confira!

1- Garanta a proteção da entrada à saída

Uma das principais medidas para contribuir com a segurança de todos é a higienização frequente das mãos. Por isso, ao passar pela catraca ou portão, além do “bom dia”, os alunos devem ter acesso fácil a álcool em gel. Esta ação é essencial para impedir a transmissão do vírus para as superfícies e a contaminação de outras pessoas.

Os totens, que podem ser instalados na entrada de qualquer ambiente, são ótimas soluções para isso, pois são fáceis de utilizar e reduzem o contato físico. O modelo eletrônico traz ainda mais segurança e higiene, já que o sensor de aproximação elimina qualquer contato direto com o aparelho. Também é possível customizar o produto adicionando a logomarca ou incluindo dispenser de lenços umedecidos, carregadores, tomadas e até mesmo televisor.

2- Atenção aos recursos lúdicos! Invista em um ambiente seguro e acolhedor 

Foto: divulgação

Neste momento, devemos voltar as atenções para o combate à disseminação da COVID-19 sem esquecer que a escola é um lugar de aprendizado e acolhimento. Fazer com que as crianças e adolescentes se sintam protegidos garante um processo melhor de adaptação à nova rotina e, consequentemente, de aprendizado.

Recursos lúdicos são ótimos aliados. Desenhos, personagens e cores aguçam a imaginação dos pequenos e deixam o ambiente escolar seguro e acolhedor. O limite? Vai até onde a criatividade permitir. Um simples adesivo de parede pode deixar a sala de aula com cara de fundo do mar — ou universo. Já os móbiles decoram e divertem o ambiente.

3- Reforce a importância do distanciamento social na escola

adesivos-de-piso-instalados-em-elevador-informando-capacidade-e-distanciamento-social
Foto: divulgação

Outra medida primordial é praticar o distanciamento físico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é ficar, no mínimo, 1,5m longe das outras pessoas. Mas, como adotar essa prática nas escolas? O primeiro passo é sinalizar corretamente.

Para isso, os adesivos de piso são fabricados com material resistente e duradouro e podem ser totalmente customizados. A instalação é rápida e indicada tanto para ambientes internos, quanto externos. Isso significa mais segurança no pátio, salas de aula, corredores e áreas comuns. Também é preciso incentivar essa medida entre a comunidade escolar. Mensagens em totens, placas e quadros são uma boa saída.

4- Sinalizar, orientar, conscientizar

Diariamente, alunos, professores, pais e funcionários circulam pela escola. Indicar corretamente onde ficam banheiros, salas e laboratórios é fundamental para manter o bom funcionamento da instituição e, inclusive, controlar o fluxo de pessoas. A sinalização interna pode ser feita com placas, totens, banners, quadros e outros materiais.

Também é preciso orientar. Os planos de retomada das escolas podem incluir restrição de horários, redução do número de alunos e a proibição de empréstimos de materiais. Essas e outras regras precisam ser informadas e estar visíveis e legíveis. Além disso, a comunicação visual deve reforçar os novos padrões de higiene e a importância da colaboração, mostrando que todos os envolvidos são responsáveis por um ambiente escolar seguro e acolhedor.

5- Segurança extra às cantinas e refeitórios

A preocupação de muitos pais consiste na hora do lanche, por ser um momento que as crianças tiram a máscara e ficam com a boca e nariz expostos. As divisórias de acrílico são soluções simples, mas muito poderosas. Isso porque elas funcionam como um escudo, barrando a passagem de qualquer partícula. A produção é feita com um material firme e resistente, ideal para ser higienizado com frequência.

adesivos-de-piso-comunicação-informativa
Foto: divulgação

Precisa de soluções para deixar o ambiente escolar seguro e acolhedor para a volta às aulas? A F9 atua há mais de 25 anos no mercado de comunicação visual e está preparada para oferecer as melhores alternativas. Entre em contato conosco pelo e-mail contato@f9.com.br ou telefone (41) 3888-5000 (WhatsApp). Entregamos para o Brasil inteiro.