Sustentabilidade: além do “ser verde”

Estamos vivendo em um contexto onde as empresas estão aderindo cada vez mais ao selo “sustentável”, mas não basta ser, tem que praticar.

Com o constante avanço e transformação que a nossa sociedade passa, as formas de agir e pensar estão sempre melhorando. Do ponto de vista da sustentabilidade, algumas práticas e atitudes não são mais toleradas, as empresas estão encarando sua responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade de uma forma nunca vista antes.

Não basta aderir ao selo de “empresa amiga do meio ambiente”, é preciso mostrar resultados e estes resultados interessam tanto o consumidor quanto a sociedade em geral. Uma das formas de comunicar o seu compromisso com o meio ambiente é através de relatórios de sustentabilidade. Organizações como a Global Reporting Initiative instruem as empresas sobre como produzir estes relatórios.

Usar a criatividade na hora de informar também é um atrativo. Utilizar hotsites, campanha interna/externa, vídeos, infográficos e qualquer outro meio de comunicação para expor seus relatórios e resultados é uma forma de prestar contas e mostrar a sociedade que sua empresa faz a sua parte com relação ao meio ambiente.

Ir além do “ser verde”. A honestidade quanto ao que a empresa faz ou o quanto a empresa faz pelo meio ambiente é o que vale. Muitas têm medo de expor esses dados por acharem que serão vistas como “oportunistas” ou que “não fazem o suficiente”. Entender o quanto a sua empresa contribui para melhorar o meio ambiente e traçar uma meta para que isso cresça, é o caminho a ser seguido.

A F9 desde 2007 possui um compromisso com o meio ambiente através do programa Bumerangue. Destinando corretamente os resíduos e materiais potencialmente prejudiciais a natureza e substituindo os equipamentos de impressão com tinta a base de solvente por equipamentos de impressão UV, estamos constantemente tentando melhorar a nossa contribuição com a sociedade e com o meio ambiente.